Antes de nos empenharmos nessa façanha, pesquisadores precisam resolvem centenas de questões. Eles estão formulando respostas sobre a superfície de Marte com base nas observações feitas por seus satélites e sondas em órbita.
Vamos refrescar rapidamente sua memória sobre o planeta vermelho. É o quarto planeta a partir do sol e tem aproximadamente a mesma idade que a Terra cerca de 4,6 bilhões de anos. Marte tem um raio de 3.390 quilômetros, quase a metade do tamanho do nosso planeta. Em geral, é muito mais frio (embora os verões possam ser mais quentes). Mas não pense em passear pela superfície do planeta sem seu traje espacial. Se a baixa pressão atmosférica não matá-lo, o dióxido de carbono - que constitui 95% do planeta - o fará. A atmosfera marciana contém apenas 0,13% de oxigênio contra 21% da Terra. Marte não possui um campo magnético forte, embora os cientistas suspeitem da existência disso (que seria derivado de um núcleo quente e ardente) no passado. Apesar de os pesquisadores ainda terem que descobrir água corrente no planeta vermelho, eles acreditam que ela existe na forma de gelo. Lá ocorrem com frequência grandes tempestades de areia e duas luas pequenas, chamadas Fobos e Deimos, orbitam o planeta [fonte: NASA (em inglês)].
Então, o que os ginastas e os astronautas em Marte têm em comum? Apesar de usarem roupas esquisitas, os dois devem descer com precisão para terem sucesso. Esse artigo focará especificamente um aspecto de uma missão tripulada à Marte - o pouso.(foto enviada pela sonda Viking 1)
HowStuffWorks
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.