Os mais curiosos em saber como se planeiam missões espaciais ou como se conduz uma nave em órbita estão convidados para um encontro internacional entre segunda e quarta-feira na Universidade da Beira Interior (UBI), na Covilhã.
O Centro de Ciência e Tecnologias Aeroespaciais da UBI organiza durante três dias a sexta edição da oficina internacional sobre Dinâmica e Controlo de Voos Aeroespaciais.
A entrada em todas as sessões é gratuita e as apresentações acessíveis como forma de “dinamizar a participação do público curioso pelas temáticas espaciais”, adiantou à Agência Lusa Anna Guerman, coordenadora do centro de investigação.
O evento coincide com as comemorações do 50.º aniversário do primeiro voo do homem ao espaço, protagonizado pelo cosmonauta russo Yuri Gagarin, a 12 de abril de 1961.
O primeiro passeio no espaço “será um dos temas de abertura dos trabalhos”, que vão decorrer “mais como numa sala de aula do que como numa conferência”.
Segundo Anna Guerman, o encontro será “uma escola avançada, uma vez que vai contar com a participação de cientistas de topo do setor espacial”, do mundo académico ao profissional, oriundos do Brasil, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Itália, Portugal, Reino Unido, Rússia e Suécia.
Missões no Espaço, Movimento de Atitude, Dinâmica e Controle de Sistemas Espaciais e Dinâmica Orbital são os temas do encontro, que pretende ser também “um bom exemplo de internacionalização do ensino”, destaca a investigadora.
O programa inclui uma sessão dedicada às empresas, subordinada ao tema Negócios e o Espaço, para incentivar “uma aproximação do Ensino Superior ao tecido empresarial do País”.
Participam no evento a Proespaço, Associação Portuguesa das Indústrias do Espaço, e associadas: DEIMOS, GMV, Edisoft, Active Space Technologies e Critical Sotware.
Os trabalhos vão ser transmitidos em direto na Internet, em www.aerospace.ubi.pt/workshop2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.