Image credit: NASA
No novo estudo, Massimo Villata do Osservatorio Astronomico di Torino (Observatório de Turim), Itália, mostrou que uma resposta pode ser encontrada na teoria da relatividade geral. Como Villata explica, a atual formulação da relatividade geral prediz que a matéria e a antimatéria são auto-atrativa, a matéria e a antimatéria ainda não se repelem mutuamente. O estudo é publicado em uma edição recente da EPL ( Europhysics Letters ).
“A importância deste estudo é realmente duplo”, disse Villata ao PhysOrg.com. “De um lado, o da Física em geral, é ter mostrado que um dos conceitos mais herético debatido no passado ou seja, o da antigravidade, pode ser encontrada como uma previsão do acoplamento de dois dos melhores teorias estabelecidas, do século passado, proporcionando a ampliação da relatividade geral de antimatéria, considerado como a matéria do espaço-tempo-invertida, conforme solicitado pela simetria CPT. Por outro lado, as implicações cosmológicas desta constatação demonstraram antigravidade como uma alternativa (ou explicação) o conceito de lã de energia escura para a expansão acelerada do Universo . “
Gravidade Repulsiva
A idéia é baseada no conceito de que todas as leis físicas têm CPT (carga, paridade e tempo) de simetria. A simetria CPT significa que, a fim de transformar um sistema de física da matéria em um sistema equivalente a antimatéria (ou vice-versa), descrito pelas mesmas leis físicas, não só deve ser substituído partículas com antipartículas correspondentes (operação C), mas uma transformação PT adicionais também é necessário.
A partir desta perspectiva, a antimatéria pode ser visto como a matéria normal, que sofreu uma transformação completa da CPT, em que sua carga, paridade e tempo são invertidos. Assim, embora a antimatéria tem massa positiva, pode ser pensado como tendo massa gravitacional negativa, uma vez que a carga gravitacional na equação do movimento da relatividade geral não é simplesmente a massa, mas inclui um fator que é PT – sensível e produz a mudança de sinal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.