Visitem o site 1: www.superastronomia.blogspot.com

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Vénus também tem uma camada de ozônio na atmosfera

Uma sonda da Agência Espacial Europeia (ESA) descobriu que Vénus também possui uma camada de ozono na atmosfera. Analisar as suas propriedades e compará-las às camadas encontradas na Terra e em Marte deve ajudar os astrónomos a refinar as buscar por vida noutros planetas.


A informação foi obtida graças a um instrumento da sonda Vénus Express, que analisa a luz das estrelas em busca de impressões digitais características de gases na atmosfera. O ozono foi detectado porque absorve parte da luz ultravioleta emitida pelas estrelas.
O ozono é uma molécula que contém três átomos de oxigénio. De acordo com modelos científicos, o ozono em Vénus é formado pela quebra das moléculas de dióxido de carbono pela luz solar, que lança átomos de oxigénio.
Esses átomos são carregados por ventos na atmosfera, combinando-se para formar moléculas com dois átomos de oxigénio ou com três átomos de ozono.
Segundo o investigador Franck Montmessin, da ESA, a detecção traz uma compreensão maior sobre a química da atmosfera de Vénus e também pode ser útil para procurar vida noutras partes do Universo.





O que é Camada de Ozônio:


A camada de ozônio é uma espécie de capa composta por gás ozônio (O3), sendo responsável por filtrar cerca de 95% dos raios ultravioleta B (UVB) emitidos pelo Sol que atingem a Terra. Essa camada é de extrema importância para a manutenção da vida terrestre, pois caso ela não existisse, as plantas teriam sua capacidade de fotossíntese reduzida e os casos de câncer de pele, catarata e alergias aumentariam, além de afetar o sistema imunológico.




FONTE: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.