Visitem o site 1: www.superastronomia.blogspot.com

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Portugueses montam exposição dos 50 anos da NASA

man on the moon

“Um grupo de portugueses está na origem de uma exposição sobre os 50 anos da agência espacial norte-americana, a NASA, que está patente até Novembro na Suécia e que vai percorrer vários países europeus nos próximos seis anos.”





"É uma exposição que abrange toda a história da NASA e não só, em que os visitantes entram na exposição como se estivessem a entrar num foguetão", explicou à Lusa José Poeiras, produtor da exposição, organizada pela empresa holandesa John Nurminem Events. A exposição "NASA, a human adventure" ("NASA, uma aventura humana") foi concebida por José Poeiras e por José Araújo em conjunto com um americano que trabalhou nos cenários dos filmes da saga Star Wars. Tem ainda cenografia do português Éric da Costa, que trabalhou com o ator António Feio.
A exposição dá a conhecer pela primeira vez tecnologias originais cedidas pela NASA e réplicas em tamanho real, executadas por americanos que, em conjunto com painéis explicativos, são suportados por estruturas em madeira e fibra de vidro concebidas pelas empresas portuguesas Leonel Bicho e Guliver.
"Para a montagem da exposição, durante dois meses, levei uma equipa maioritariamente constituída por portugueses", afirmou o produtor. A exposição reúne mais de duas centenas de peças da NASA, entre originais e réplicas, que contam a história da agência espacial nos últimos 50 anos.
Numa área de mais de dois mil metros quadrados, o visitante fica ainda a conhecer os visionários que tiveram o sonho de ir à lua, a começar por Júlio Verne, a história da corrida ao espaço disputada por russos e americanos e projectos actuais desenvolvidos pela NASA, como por exemplo o de levar turistas ao espaço. A exposição foi inaugurada no final de Janeiro na Suécia, onde vai ficar patente até 6 de Novembro e vai percorrer nos próximos seis anos vários países europeus, sem incluir Portugal.

Fonte: Blog de Astronomia PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.